
O governo do estado do Rio reforçou as ações de planejamento e prevenção com os 92 municípios fluminenses em razão das fortes chuvas previstas para este fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil estadual, as temperaturas começaram a cair nesta sexta-feira (4) no Rio de Janeiro, e a previsão é de altos acumulados de chuva em todo o estado, principalmente nas regiões Serrana e da Costa Verde.
“Estamos com a previsão de temporal para as próximas 48 horas em todo o estado. Peço que fiquem atentos aos avisos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais [Cemaden-RJ] e, em caso de chuva forte, evitem sair de casa. A recomendação para emergências é procurar o Corpo de Bombeiros e as defesas civis estadual e municipais, para que possam garantir a segurança nesse período. Estamos atentos e trabalhando para que tudo corra bem no nosso Rio de Janeiro”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Áreas de atenção
Em caso de necessidade, todas as unidades escolares da rede estadual poderão funcionar como pontos de apoio à população.
Logística
O programa Limpa Rio, da Secretaria do Ambiente, que atua preventivamente em rios, canais e lagoas, já removeu mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em todo o estado.
Petrópolis se prepara
A prefeitura de Petrópolis realizou nesta sexta-feira reunião intersetorial com o objetivo de preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para o fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode provocar tempestades e gerar acumulados significativos de chuva entre hoje e domingo (6).
Segundo o prefeito Hingo Hammes, como ainda há previsão de forte chuva, é importante o município estar preparado para dar respostas rápidas. "Desde quarta-feira estamos com ações preventivas, com todas as equipes da Defesa Civil, da saúde e de outros órgãos de prontidão.”
“Estamos acompanhando as atualizações e comunicando a população para que todos possam tomar as medidas de proteção. Nosso objetivo é prezar pela vida das pessoas e trabalhar para que a cidade fique segura”, disse o secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes.